De médico e louco…


Dizem que de médico e louco todo mundo tem um pouco, entretanto muita gente tem, ou acha que tem, um pouco de tudo, e pode opinar sobre qualquer assunto, e só porque viajam, alguns sem sair da sua sala, coisa muita fácil e tempos de internet, já se acham em condições de emitir opinião sobre como se deve fazer, ou não fazer para encher um destino de turistas.

Eis o primeiro pensamento generalizado, destino bom é aquele que atrai hordas de turistas. E para melhorar o discurso ainda dizem tem que ter turista se não, não é sustentável. Valei-me nossa Senhora das Malas Perdidas!!! Será que as pessoas sabem o que realmente é turismo sustentável???

Outra coisa e a promoção do destino. Todos acham que basta investir em folheteria, propaganda na TV, anúncios em revistas que o turista aparecerá, e por outro lado quem não fizer nada disto estará condenando à danação dos hotéis vazios.

Promoção é apenas, um dos “Pês” do Marketing, segundo a velha definição de Kotler. E pode ser feita de milhares de maneira, mas não funcionará se não tivermos um bom produto com um bom preço, se não conhecermos o nosso público e não soubermos a quem oferecer este produto.

Sempre que sou convidado para falar a alunos de algum curso de turismo eu repito um mantra. Para entender o turismo tem que ler muito além dos cadernos e revistas de turismo, Turismo é uma atividade multidisciplinar, portanto não se deve dispensar leitura sobre economia, sobre tecnologia, meio ambiente, etc.

Mas as pessoas continuam tentando avaliar o turismo a partir do número de pessoas de bermudas portando máquinas fotográficas que vêm nas ruas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s