Turismo e mídias sociais


É interessante como o turismo no Brasil ainda não conseguiu se apropriar da Internet e toda a gama de tecnologias que podem ser colocadas à disposição dos turistas. Se for para o setor público a coisa fica ainda pior, há estados turísticos cujo sítio de promoção virtual é de uma pobreza franciscana, com um design que lembra os primórdios da web.

É interessante como os profissionais que trabalham o marketing turístico, e mais especificamente a promoção, vivem a reclamar da falta de recursos para folheteria e participação em feiras e esquecem das tecnologias da informação.

Quem esteve antenado nos noticiários durante o ano que finda deve ter se apercebido que o avanço de Barack Obama, até a sua vitória, deveu-se em parte ao uso que foi feito das mídias sociais. O Turismo não pode ficar distante desta realidade, mas não adianta disponibilizar mil e uma tecnologias, estar atento aos diversos canais de mídias se falta a interação, se uma simples mensagem enviada por correio eletrônico é ignorada ou respondida com atraso.

Hoje, antes de planejar a viagem muitas pessoas consultam não somente os sítios específicos relacionados ao destino, mas, também, blogs, e sítios em que pode pedir ou consultar a opinião de pessoas que já estiveram em determinados locais. Um exemplo recém chegado ao Brasil é o Qype, uma comunidade virtual na qual as pessoas compartilham resenhas sobre lugares que visitaram.

Trabalha com mídias sociais exige uma grande capacidade de absorção de novas tecnologias, estar antenado com as mudanças que ocorrem, mas também um profundo conhecimento do produto, implicando em saber perfeita quem é o seu público e a “língua” que ele fala em cada uma das mídias.

Anúncios

Um comentário sobre “Turismo e mídias sociais

  1. Bem interessante o post, acho que a internet se tornou uma grande aliada msm para que dispões de falta de tempo e precisa viajar constantemente. Sou consultora de moda, a sempre preciso me deslocar para outros estados. Costumo fazer o planejamento de minhas viagens inteiramente pela internet, até hj nunca tive problemas, ainda bem :). Já tnho até os sites em que vou direto quando preciso, então para comprar passagens, eu tnhu um e verificar hotéis utilizo outro. Agora tenhu este blog para dar uma olhada sempre que der um tempinho para um tour. Parabéns pelo blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s