Olá! Está me ouvindo?


Como dizer olá a quem não entende olá? O Ministério do Turismo acha que tem a resposta e lança um grande programa de qualificação em idiomas para os trabalhador do turismo, não raro órgãos estaduais e municipais de turismo também promovem cursos rápidos de inglês ou espanhol instrumental, seja lá que variante do idioma isto for, para estes mesmos profissionais. No caso do MTur a ação visa a Copa do Mundo de 2014, nos demais casos o alvo são os turistas estrangeiros, mesmo que raros em alguns destinos, que aportam por aqui ao longo do ano.
LIBRASWCO_024
Mas com é que dizemos olá a quem não entende olá? Não porque fale um dialeto arcaico, até porque esta pessoa é brasileira e se comunica utilizado a língua que desde a edição da lei nº 10.436/2002 foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, algo como uma segunda língua oficial do Brasil. Pois é o turismo ainda não descobriu que há uma grande comunidade de brasileiros que não fala português, mas utiliza a LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) para se comunicar. Se eles são surdos o setor turístico é cego a estes milhões de brasileiros, há números os mais diversos sobre a real quantidade.
Hoje a integração da pessoa com deficiência motora já é algo comum, muito mais pela força da legislação imobiliária que propriamente por uma opção de mercado. A atenção aos cegos já se está iniciando, principalmente em restaurantes que disponibilizam cardápios em braile, e mesmo em algumas cidades, a exemplo de Aracaju, onde o piso tátil está se tornando comum, entretanto quando é que o turismo vai passar a integrar os deficientes auditivos?
É hora de se enxergar os sinais desse público.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s