Um nicho dentro de um nicho.


A segmentação do turismo é fato consumado, quer seja a segmentação pela demanda, a partir da categorização dos consumidores em suas várias dimensões (origem, idade, sexo, classe social, etc.); quer seja pela, a mais comum , segmentação do produto (cultural, rural, ecoturismo, aventura, praia e sol, etc.). Agora a grande sacada é desenhar novos produtos a partir da composição entre segmentos demanda-produto, por exemplo, turismo de aventura para pessoas com necessidades especiais; ou ecoturismo para a terceira idade, é o que se pode traduzir com um nicho dentro do nicho.

Conhecer os diversos segmentos que podem ser trabalhados em um destino é ampliar o leque de produtos a serem ofertados. Uma abordagem interessante é o desenho de viagens para o público homossexual com foco na espiritualidade. A proposta é o planejamento de viagens para que se participe, só ou em companhia, de um retiro ou oficina focado no autodesenvolvimento espiritual, esta abordagem é contrária ao que normalmente se propõe para este segmento de público, em que a proposta sempre está relacionada a destinos festivos, ou com uma boa oferta cultural e gastronômica. Essencialmente é uma mostra que ainda há muito por desenvolver no que toca ao planejamento turístico para o qual é indispensável conheceremos não só o nosso destino e todas as possibilidades que ele oferece, para a partir daí, construída a oferta trabalharmos a demanda.
Aqueles que quiserem saber mais sobre planejamento de viagem gay com foco no desenvolvimento espiritual vejam o artigo Planning Gay Travel With A Spiritual Focus

Anúncios

Um comentário sobre “Um nicho dentro de um nicho.

  1. No caso dessa cadeia de novos serviços túristicos para novos adeptos, quero completar, que como todos os serviços, se está começando voltado para um público com condiçoes aquisitivas mais folgadas. Mas como a história do ócio nos mostra, essa tendencia deve ser reverter com a democratizaçao do ócio quando for “economicamente” viável para as empresas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s