E o Ulysses vai para



Talvez somente os iniciados nas ciências ocultas do turismo saibam que existe um prêmio mundial para o Setor Turístico outorgado pela Organização Mundial do Turismo – OMT, que faz parte da ONU. Para alguns é uma espécie de Oscar, para outros de Nobel, sem o prêmio em dinheiro, mas o fato é que o Ulisses existe, sim este é o nome do prêmio, por razões obvias, está bem não tão obvias assim, pois nem sempre se liga a pessoa ao fato, principalmente aqueles que faltaram às aulas de mitologia grega, vá lá, mitologia romana, pois Ulisses é o nome romano para Odisseu, o cara que sem querer inventou a odisseia, contada por Homero, quando ao finalizar a Guerra de Troia,na qual ele contribui para a construção do conhecido cavalo, ele começou uma longa viagem de volta a casa, e olha que isto sem ajuda da ANAC. Assim é em homenagem a este viajante obstinado que a OMT batizou o seu prêmio.
Neste ano a cerimônia de entrega dos prêmios teve lugar em Vilamoura,o primeiro mega empreendimento resort-turístico-residencial da Europa, no Algarve, aquele mesmo que formou com o Brasil o Reino Unido com Portugal, durante o Fórum OMT Ciência e Turismo
e premiando iniciativas gratificante e projetos de excelência realizado por instituições públicas de turismo, empresas de turismo e instituições sem fins lucrativos, que fizeram uma contribuição significativa para o avanço do turismo através da inovação.
Os premiados são alguns dos melhores exemplos de projetos de turismo de todo o mundo que estão contribuindo para ampliar o impacto social positivo do setor.
O Prêmio OMT Ulysses 2011 foi atribuído ao Professor Kaye Chon, decano e professor catedrático da Escola de Hotelaria e Turismo da Universidade Politécnica de Hong Kong, por sua excepcional contribuição para o conhecimento do turismo.
Por sua vez o Secretário-Geral da OMT, Taleb Rifai, foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve, entregue em 1] de junho de 2011. Em seu discurso, o Sr. Rifai sublinhou que o título de Doutor foi o reconhecimento do papel da OMT e do turismo na criação de um mundo melhor. “Ao homenagear-me, vocês estão reconhecendo o papel central do turismo vem desempenhando na vida de milhões de pessoas em todo o mundo”, disse ele. “Isso me dá ainda mais responsabilidade para continuar trabalhando para a posição de nosso setor como uma importante ferramenta para a prosperidade global e bem-estar. Para promover o seu valor econômico e social, os milhões de empregos que proporciona, as oportunidades de desenvolvimento que cria e as ligações que estabelece entre as pessoas ao redor do mundo “.

Os demais vencedores do prêmio OMT Ulysses 2011 foram:
 
Para a Inovação na governança: 
• Índice de Satisfação do Turista – Academia do Turismo da China (China)
• O desenvolvimento da “Ruta Moche” como um destino de turismo – Ministério do Comércio Exterior e Turismo (Peru)
• Ambiental Certificado “Amigo do Estabelecimento Ambiente” – Secretaria Regional da Madeira do Turismo e Transportes (Portugal)
Para a Inovação nas Empresas:
• O projeto Artemisa: transformar resíduos orgânicos em biocombustível para o turismo mais sustentável – Ingelia (Espanha)
• Mayakoba Turismo Resort México: o desenvolvimento do turismo sustentável e responsável – OHL Desarrollos (México)
• TravelSat Índice de Competitividade: estudo de benchmarking global de satisfação dos turistas internacionais e da qualidade de viagem – Pesquisa TCI (Turismo de Inteligência Competitiva) (Bélgica)
Para a Inovação em Organizações Não-Governamentais:
• Pessoas Conectando com o Meio Ambiente, W James Whyte Island Reserva: turistas voluntários para proteger a biodiversidade – Voluntários de Conservação (Austrália)
• Desenvolvimento de Turismo Acessível na Eslovênia (PREMIKI): o turismo acessível para pessoas com necessidades especiais – Enviada Associação Eslovena de Saúde Mental (Eslovênia)
• Percurso de La Route Acessible (A Rota Acessível): uma ferramenta de viagem informativa destinadas a promover o turismo acessível em Quebec, Canadá – KÉROUL (Canadá)
Prêmios Especiais do Júri para:
• Projeto de Desenvolvimento Cultural Aldeias – Associação Cooperativa Alghat (Arábia Saudita)
• UruguayNatural.tv – Ministério do Turismo e Esportes (Uruguai)
• Rotas Cemitérios Europeus- Associação dos Cemitérios significativas na Europa (Itália)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s