É o maior!


Há alguns dias o Ministério do Turismo divulgou através do twitter @MTurismo “Pesquisa aponta São João de Campina Grande entre os quatro maiores eventos do país http://ow.ly/5vGXK
O link ao invés de levar à uma página do sítio do MTur na internet conduzia à um jornal on line da Paraíba o qual informava que “Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo e executada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pelo Instituto Marca Brasil apontou o São João de Campina Grande como um dos quatro maiores eventos turísticos do país. “
Havia nesta informação algo estranho, como o Ministério do Turismo encomenda uma pesquisa e esta não é disponibilizada em seu sítio, mas sim de terceiros, e qual a razão dela também não ser divulgada nos sítios da FGV e do Instituto Marca Brasil? Questionado @MTurismo respondeu que “A fonte da notícia é a Ascom da Paraíba. Sugiro que entre em contato direto por lá. http://www.paraiba.pb.gov.br “. Nem isto era verdadeiro não havia nada no sítio indicado, posteriormente descobrimos que a fonte da notícia fora a Prefeitura Municipal de Campina Grande.
Através de email o Instituto Marca Brasil afirmou “O Instituto Marca Brasil (IMB) não realizou a pesquisa conforme a divulgação, pedimos desculpa pelo transtorno”
Pesquisando na internet somente vimos tal release reproduzido em sítios paraibanos, nenhum jornal ou sítio especializado em turismo fora daquele estado divulgara tal notícia, e o estranhamento somente aumentou quando encontrávamos o texto completo do release referindo-se que tal pesquisa fora feita no âmbito dos destinos indutores do turismo, do qual a Paraíba tem somente a capital, João Pessoa, dentre os 65 destinos indutores de turismo.
Não queremos dizer que tal notícia seja inverídica, mas claro está que o release oficial tinha fins políticos, porém enquanto a informação não for validada pelos dados concretos de tal pesquisa, com referência clara à um link ou lugar em que esta seja disponibilizada, fica a notícia sob suspeita.
Nós brasileiros, talvez influenciados pelas dimensões continentais do nosso território, temos este complexo de tamanho, tudo nosso tem que ser o maior: a maior parada LGTB, a maior festa de réveillon, o maior carnaval, etc. E quando não se é o maior busca-se autoproclamar-se o melhor. Mas em termos de eventos culturais o que é o maior ou o melhor? Podemos com certeza afirmar que o Carnaval de blocos de rua do Rio de Janeiro é melhor que o Carnaval do Zé Pereira de Neópolis, Sergipe? Melhor é uma percepção individual, podemos até dizer que um tem mais participantes que o outro, mas não que é o melhor. Podemos dizer que uma festa dura mais que a outra, mas nem por isto a qualifica como maior. Por exemplo o São João de Estância começou este ano no dia 31 de maio e findou no último dia 3 de julho, com atividades todos os dias, portanto 33 dias de festa, enquanto Campina Grande teve 31. E o que dizer de Aracaju cuja programação junina de eventos públicos se inicia na tradicional Rua de São João no dia 31 de maio e vai se encerrar no dia 09 de julho com a última noite do Forró do Carro Quebrado?
É claro que do ponto de vista de marketing é interessante rotular-se, mas é mais interessante ainda saber se o quanto isto impacta no movimento de turistas para a cidade, e estamos falando de turistas, daqueles que geram pernoite, não de visitantes. Entretanto o que não podemos fazer é distorcer a realidade, criando e citando dados e fatos que carecem de comprovação, algo muito comum em nosso turismo, aliás tema aqui já exposto sob o título “O mais, o menos e o melhor”
Mas segundo pesquisa em minha família o melhor festejo junino é quele que realizamos aqui na porta de minha casa na véspera de São Pedro quando celebramos o aniversário da minha filha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s