Você viaja por um slogan?


Você compra um slogan? Quanto um slogan influência em sua decisão de adquirir um produto ou serviço? Nunca vi estatísticas sobre isto mas creio que a função de um slogan em uma campanha publicitária é a de assinar, marcar, aquela campanha, muito mais que levar a aquisição, ele é parte do todo é parte da proposta. Alguns slogans ficam martelando em nossa cabeça, e viram bordão, outros, como “não são nenhuma brastemp” “tomam doril”.
O marketing turístico também se utiliza de slogans, o mais conhecido é o “I ♥ NY” criado em 1977 pela Agência Wells Rich Greene a pedido do Departamento de Comércio do Estado de Nova Iorque, sim a campanha não foi feita especificamente para a cidade, de Nova Iorque. O desenho do logo é de Milton Glaser e Bobby Zarem e o tema da campanha foi “inspirado” no slogan, Virginia is for Lovers, usado pelo Estado da Virgínia desde 1969, e em uso até hoje.
Se alguns slogans marcam, aliás a Espanha já usou um slogan que dizia justamente “España te marca”, que ao que parece não marcou muito pois foi logo substituído por Sorria você está na Espanha, e hoje “I need Spain”. Provavelmente se você não é publicitário ou marqueteiro da área de turismo nunca teve a sua atenção chamada por um destes slogans, mas é quase certo que você já viu o símbolo gráfico da Espanha, o Sol que para alguns parece um ovo frito.
É certo que alguns slogans chamam a atenção pela polêmica que o acompanha. No turismo recentemente tivemos o caso da Austrália que assinou uma campanha com o slogan “SO WHERE THE BLOODY HELL ARE YOU?” (onde ***** você está > substitua os *** pelo palavrão de sua preferência) , e teve a veiculação dos comerciais proibida na Grã Bretanha e no Canadá.

Slogan do Turismo Australia
Ousadia no slogan do turismo australiano

Agora o que leva a um destino rico investir uma pequena fortuna para lançar uma campanha cujo slogan já foi utilizado por outro destino? Aqueles com espirito lavoisierano dirão que na natureza tudo se transforma, os chacrinianos dirão que tudo se copia..
Não sei quem aprova as campanhas de marketing turístico em cada um dos destinos, mas eu ficaria profundamente envergonhado se aprovasse uma campanha reciclada tal como está acontecendo com o rico e poderoso estado de São Paulo que acaba de lançar o seu portal de turismo e o novo(?) slogan “São Paulo: um estado muitos destinos”, uma variação (estou sendo condescendente) do slogan utilizado por Sergipe entre 2007 e 2008, “Sergipe: um estado vários destinos” perceberam a sutil diferença entre muitos destinos e vários destinos, certo. Nem eu percebi, mas vamos ser tolerantes pois afinal se gastou muito tempo e dinheiro para fazer um CTRL+C, CTR+V e depois buscar no dicionário um sinônimo uma palavra que pudesse substituir vários. Aliás a para fazer a pesquisa sobre o novo slogan não se precisou nem ir muito longe pois a campanha de Sergipe foi plenamente lançada no 3º Salão Nacional do Turismo realizado em São Paulo, de 18 a 22 de junho de 2008,
Aliás Sergipe outro slogan de Sergipe já “inspirou” mentes criativas. “Sergipe tudo tão perto” campanha de 2002-2006, virou “tudo ao mesmo tempo”

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