O BIQUÍNI A MASSIFICAÇÃO DO TURISMO


biquini

Se há uma cidade do mundo que respira turismo é Benidorm, um município da província de Alicante, Valencia. Com uma população que pouco ultrapassa os setenta mil habitantes esta cidade mediterrânea  somente fica atrás de Madri e Barcelona em quantidade de pernoite hoteleiros (11.2 milhões), sem contar o forte turismo residencial.

A cidade que um dia foi uma aldeia de pescadores hoje tem uma invejável infraestrutura turística, graças a visionários que apostaram na atividade, a exemplo do Prefeito Pedro Zaragoza, que no ano de 1953 montou em sua vespa e se dirigiu ao Palácio del Pardo em Madri, quase 500 km distante de sua cidade.

Naquela época a Espanha estava sob a ditadura ultraconservadora de Francisco Franco, e o prefeito de Benidorm foi até ele para pedir a interferência do Generalíssimo junto à Igreja Católica a fim de que fosse suspensa a pena de excomunhão aplicada ao gestor municipal, o motivo de tal penalidade? Ele liberou o uso do biquíni nas praias de Benidorm com o intuito de atrair mais turistas estrangeiros, especialmente britânicos.

Não esperava o nosso prefeito de quando atendido o fosse na presença de Dona Carmen, a esposa de Franco, sendo obrigado a improvisar na exposição.

Esta história é contada com muito humor no curta metragem espanhol Bikini, que mostra também que Pedro Zaragoza além de apaixonado pelo turismo era um visionário.

Dirigida por Óscar Beràcer e produzida pela Nakamura Films “Bikini” tem duração de 17 minutos.  ASSISTIR BIKINI

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s